DICAS NOTÍCIAS SALVADOR CONTA COM UM NOVO CENTRO MÉDICO
 

17/09/2009 - Salvador conta com um novo Centro Médico

Hospital Espanhol inaugura nova unidade de saúde.

Localizado frente ao mar do Porto da Barra, um dos mais belos cartões postais da capital baiana, o Centro Médico Manuel Antas Fraga será inaugurado no dia 18 de setembro. A nova unidade de saúde tem o objetivo de expandir as atividades médicas, assim como a atuação da instituição centenária, pautada pela tradição, modernidade e excelência. O Centro Médico disponibilizará 36 consultórios, com possibilidade de realizar 1440 atendimentos diários. De acordo com o superintendente Médico do Hospital Espanhol, Dr. Marcelo Zollinger, “esta expansão consiste em levar serviços de Excelência para a comunidade baiana, consolidando o serviço médico hospitalar da instituição”. Seguindo os mais modernos conceitos de arquitetura hospitalar e mantendo suas características marcantes como humanização, conforto e segurança, o Centro Médico tem uma decoração contemporânea e harmoniosa, que em nada lembra o ambiente tradicional hospitalar.

O Centro Médico foi projetado pelo arquiteto e vice-presidente da Instituição, Demétrio Moreira Garcia. Ainda segundo o superintendente médico, o novo centro deverá gerar 250 empregos entre diretos e indiretos.

 

Serviços
O Centro Médico concentra as especialidades médicas de: Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia de Cabeça, Pescoço e Crânio-Maxilo-Facial, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Dermatologia, Endoscopia Digestiva, Gastrohepatologia, Ginecologia, Infectologia, Núcleo de Obesidade, Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia, Obstetrícia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Pneumologia e Urologia, que atuam de maneira integrada com o Hospital Espanhol.

 

A Instituição
Fundado em 1885, pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência – associação de imigrantes espanhóis, oriundos da Galícia e estabelecidos na Bahia – o Hospital Espanhol (HE) é uma instituição referencial do terceiro setor, consolidada ao longo de 125 anos. Atualmente é presidida por Manuel Antas Fraga.
A Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB), associação gestora do HE, tem como metas principais o desenvolvimento de atividades filantrópicas, direcionadas à prestação de assistência médica gratuita para a população carente de Salvador.
Responsabilidade Social
As ações da Real Sociedade Espanhola de Beneficência - Hospital Espanhol são pautadas pela sua filosofia de responsabilidade social. Desde sua fundação, a RSEB leva assistência médica para a população menos favorecida, proporcionando a estas pessoas um atendimento de qualidade e humanizado, como acontece na instituição centenária.

 

Através de parcerias com Organizações Não-Governamentais e com a Secretaria Municipal de Saúde, a Real Sociedade Espanhola de Beneficência contribui para o funcionamento de Serviços de Saúde nos bairros de São Caetano, Pirajá, Itapuã, Boca do Rio, Brotas e Águas Claras. Nestes bairros são promovidos cerca de 10 mil atendimentos mensais, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem, bem como atividades de educação em saúde, arte, computação e ginástica para adolescentes e idosos.
Há cerca de 10 anos, o hospital contribui para o funcionamento da Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (CAASAH) e do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (MORHAN). Com a missão de ampliar sua atuação filantrópica na cidade, em 2008, a RSEB inaugurou a Unidade de Ação Social, no bairro do Rio Vermelho. O ambulatório dispõe de oito consultórios e oferece atendimento nas especialidades de clínica médica, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, neurocirurgia e urologia. Mais de 100 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais atuam na assistência aos pacientes assistidos pelos projetos sociais do hospital em bairros carentes.
O Centro da Terceira Idade Manuel Antas Fraga, localizado no Hospital Espanhol, é outro projeto mantido pela instituição. Cerca de 20 idosos - a maioria imigrantes galegos – residem no espaço que conta com 21 leitos, assistência médica 24h, salas de jogos, sala de fisioterapia, refeitório, biblioteca e espaço de convivência, dentre outros.
Só em 2008, foram realizados mais de 77 mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem, como também atividades de socialização e profissionalização em saúde, arte, computação e ginástica para adolescentes e idosos.

 

SUS (Sistema Único de Saúde)

A assistência médica de excelência prestada pela RSEB - Hospital Espanhol à população baiana que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos grandes diferenciais da instituição. O hospital é habilitado pelo Ministério da Saúde a prestar atendimento ao SUS nos Serviços de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, Neurocirurgia I e II, Transplante Renal, Busca Ativa de Órgãos, Videocirurgias, Tráumato-Ortopedia, assim como a realização de exames complexos em diversas especialidades.

Referência em Neurocirurgia Intervencionista, o HE é o único na Bahia a disponibilizar aos usuários do SUS procedimentos voltados a esta especialidade, como correção de aneurismas e de más formações vasculares, utilizando técnicas minimamente invasivas. O conceituado Serviço de Cirurgia Bariátrica do HE foi o primeiro a ser disponibilizado pelo SUS na rede hospitalar e em 2008, 114 procedimentos foram realizados através do convênio.

A pioneira Unidade Neurológica e Cardiológica (URNC) – dotada de estrutura física modelo, equipamentos de ponta e equipe multidisciplinar composta por neurologistas e cardiologistas intensivistas de plantão para atender os casos de alta complexidade, também atende aos usuários do SUS. O Serviço de Nefrologia e Hemodiálise da instituição atua junto aos pacientes na prevenção, no controle e no tratamento das enfermidades renais, contando com profissionais de saúde especializados em nefrologia, diálise e transplante renal.

Por ser referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Espanhol foi uma das instituições de saúde do Estado escolhidas para realizar cirurgias bariátricas, neurológicas e neurointervencionistas, através do Mutirão da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Já está em fase de implantação na instituição, com aprovação do Ministério da Saúde, o “Programa de Transplante Cardíaco”, uma das áreas mais carentes em nosso Estado e de extrema relevância social no país.

 

Infra-estrutura
O Hospital Espanhol destaca-se pela equipe de profissionais com larga experiência na área médica e por sua infra-estrutura modelo, alcançada por meio da construção de unidades completas, equipadas com tecnologia de ponta. São elas:
 

  •  Emergência geral e cardiológica com Unidade de Dor Torácica;
  •  Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) moderna e humanizada;
  •  Centro Cirúrgico, que atende aos procedimentos de alta-complexidade;
  •  Unidade Semi-Intensiva;
  •  Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica;
  •  UTI neonatal;
  •  Laboratório de excelência;
  •  Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com ultra-som,  tomografia e ressonância magnética de última geração;
  •  Centro de Investigação Diagnóstica em Cardiologia;
  •  Centro de Endoscopia Digestiva; Medicina Nuclear;
  •  Serviço de Pneumologia;
  •  Serviço de Controle de Infecções Hospitalares;
  •  Laboratório de Anatomia Patológica.
     

Diferenciais na Área Médica
Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica
O Hospital Espanhol inaugurou, em 29 de março de 2007, a Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica (URNC), que possibilita à instituição desenvolver amplamente seu atendimento em cardiologia e neurologia de alta complexidade. São 1.110 m² de área, concluída em oito meses, gerando 200 empregos diretos. O valor do investimento superou a marca dos R$ 6 milhões. Na Bahia, é a primeira e única instituição com unidade de Stroke (designação clínica para a rápida perda da função cerebral, devido à interrupção no suprimento sanguíneo de todo ou parte do cérebro).
A URNC possui 25 leitos, dos quais 15 dedicados à Medicina Crítica (oito leitos de cardiologia e sete de neurologia) e 10 para internamentos clínicos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos treinados para monitorar e intervir com antecedência nas diversas doenças do coração e do cérebro. Também conta com leitos especializados para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo a primeira Unidade de Stroke da Bahia, contando com neurologistas de plantão.
Centro de Hemodiálise
Entre os diferenciais oferecidos, encontra-se, também, o Centro de Hemodiálise, considerado referência no Estado. Este espaço foi o responsável pelo primeiro transplante renal da Bahia, realizando, de 1993 a 2008, 181 operações deste tipo.
 

Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica
Coordenado pelo médico-cirurgião Marcelo Zollinger, o Núcleo de Obesidade de Cirurgia Bariátrica do Hospital Espanhol oferece completa infra-estrutura e segurança para atender pacientes portadores de obesidade. É formado por uma competente equipe multidisciplinar, composta por um cirurgião com experiência em cirurgia do aparelho digestivo e videolaparoscópica, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e professor de educação física. O serviço realiza, ainda, uma reunião a cada mês, onde os candidatos ao programa são informados sobre todos os aspectos relacionados ao seu tratamento clínico, cirúrgico e nutricional, em um bate-papo com especialistas.
 

Emergência
A Emergência do Hospital Espanhol é considerada, atualmente, uma das melhores e maiores da Bahia, com serviços de referência em cardiologia, neurologia e clínica geral. Conta com 30 leitos, divididos em alas de unidade para dor torácica, observação geral e isolamento para pacientes com diagnóstico de doença infecciosa, quatro consultórios e um centro cirúrgico. É a única Emergência do Estado a possuir aparelho de raio X, ultra-sonografia e um tomógrafo multíplice de dois canais exclusivos do serviço. A estrutura é equipada, ainda, com aparelhos de tecnologia avançada para monitoramento, farmácia satélite. Os profissionais são treinados e especializados para prestar atendimento ágil e eficiente.
 

Outros Diferenciais
Serviço de Hotelaria Hospitalar – O primeiro do Nordeste
A fim de completar sua infra-estrutura modelo, o HE oferece serviços exclusivos e diferenciados, voltados a garantir o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes. Em 2006, a instituição inovou e criou o Serviço de Hotelaria, tornando o Espanhol o primeiro hospital do Nordeste a manter um departamento exclusivo com este objetivo. Para isso, foram reformados os apartamentos, enfermarias e corredores de acesso, visando um ambiente hospitalar mais confortável e agradável a todos. Aos pacientes internados, disponibiliza uma sala de convivência com o Cine Hospital, que consiste em uma rede de locadoras de DVDs especializada em cinematerapia. Já para os acompanhantes, o HE garante acesso gratuito à Internet.
 

Comissões
Visando a ética e a independência de suas atividades e pesquisas médicas, o Hospital Espanhol conta com comissões formadas por médicos e conselheiros, que monitoram a transparência e a qualidade dos seguintes segmentos: Hemoterapia; Ética Médica; Ética em Enfermagem; Ética em Pesquisa; Transplante de Órgãos; Prevenção de Acidentes de Trabalho; Revisão de Óbitos; Assessoria das Atividades da Diretoria Científica e Prontuário.

 

Prêmio e Qualidades

A Política de Qualidade do Hospital Espanhol vem gerando reconhecimento público de grande valor social para a instituição. Entre as premiações, está a placa de honra de Ordem ao Mérito Civil, concedida pelo Rei da Espanha Juan Carlos, em 2002. Ainda em 2002, o HE conquistou o Troféu Desempenho das Empresas do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (IMIC), na categoria de Melhor Empresa Médico-hospitalar da Bahia. No ano seguinte, 2003, foi premiado, pela mesma instituição, como a Melhor Empresa Médico-hospitalar do Norte e Nordeste e, em 2004, repetiu o desempenho como o Melhor do Estado. Já em 2005, o XXIX Prêmio Otero Pedrayo foi concedido à RSEB pelas quatro províncias galegas, diante do exemplo de altruísmo e fidelidade a suas origens.
Com relação à sua qualificação, a instituição adota um sistema de qualidade embasado no Sistema Brasileiro de Acreditação, cujo órgão responsável é a ONA - Organização Nacional de Acreditação. A ONA, formada por diversas entidades nacionais, tem como parceria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tornando, assim, este sistema reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Porta-Vozes (mini-currículo)

 

Manuel Antas Fraga

Empresário com forte vivência na área administrativa, estrategista, empreendedor. Presidente do Hospital Espanhol e do Conselho Deliberativo de 2001 até a presente data, administra os negócios do HE. Também presidiu a entidade de 1999 a 2001, além de ter sido diretor de Beneficência; diretor Administrativo; e vice-presidente do Conselho Deliberativo. É também conselheiro geral da Emigração em Madrid durante 12 anos representando os Espanhóis no Brasil. Entre os títulos recebidos, figuram a Medalha de Galicia, concedida pelo Governo da Galicia; Honra ao Mérito Civil concedido pelo Rei da Espanha; Medalha Tomé de Souza, concedido pela Câmara Municipal de Salvador; Cidadão Soteropolitano, concedido pela Câmara Municipal de Salvador; Cidadão Baiano, concedido pela Câmara de Deputados.


Marcelo Zollinger

O superintendente médico do HE é chefe do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, além de atuar também na Cirurgia Geral como cirurgião sobreaviso da Unidade de Emergência; Pioneiro no Norte-Nordeste do Brasil na realização de cirurgias videolaparoscópicas, foi fellow do Instituto Mexicano de Seguridade Social, e do health Science Center San Anthony (texas/EUA), membro ativo da Sociedade Americana de cirurgia videolaparoscópica-SAGES, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica; e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva.

 

Nestor Taboada Rivas

Empresário e administrador, assessora a Presidência e Diretoria Executiva do HE, como superintendente Administrativo Financeiro, responsável pela administração e coordenação gerencial desta Instituição. De 1985 a 1989, desempenhou a função de diretor Administrativo e de Beneficência deste Hospital. Também atuou como conselheiro Fiscal do período de 1989 a 1991. Membro do Conselho Deliberativo do período de 1991 a 2005.

 
  Galeria de Imagens ...

Centro Médico
 
Hospital Espanhol - O hospital de sua vida

Copyright © 1885-2009 Hospital Espanhol S.A.
Av. Sete de Setembro, n°4161, Barra - +55 (71) 3264-1500
Desenvolvido por